INTERVENÇÃO NO Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto - UFBA
Após realizamos a intervenção de execução, da proposta ganhadora do concurso para o Orquidário, utilizando os troncos cortados do Flamboyant e as orquídeas na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Nesta época ainda estávamos em fase inicial e em busca por experimentações paisagísticas.
Nesse período de formação do grupo, foi trazido pela professora Me. Nayara Amorim a proposta, sem fins lucrativos, de intervir nos canteiros existentes do Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto.
O QUE:
1° ETAPA DA INTERVENÇÃO
ONDE:
CANTEIROS DO AMBULATÓRIO
QUANDO:
28/10/2017
A iniciativa ocorreu com a ajuda da coordenadora do ambulatório, que sugeriu ao grupo revitalizar os canteiros, com a proposta de transformar a entrada do edifício em um lugar mais agradável aos pacientes e funcionários.
A intervenção no Ambulatório foi importante para a consolidação do grupo Orquidário, pois a partir desse momento, começamos a nos organizar com as demandas que surgiram, como: as visitas in loco, o cadastramento das plantas existentes,o levantamento de medidas dos canteiros e a procura por doações de mudas e adubos.
Os adubos utilizados na intervenção do ambulatório foram obtidos através da parceria entre o Programa de Compostagem Francisco e o Orquidário. Este programa de compostagem, coordenado pela professora Dra, Zenis Novais da Rocha e pelo professor Me. José Petronílio Lopes Cedras, ambos do Instituto de Química, geram adubos como resultado do seu trabalho.
Recebemos o apoio também da professora Dra. Maria Aparecida José de Oliveira, do Instituto de Biologia da UFBA. Ela nos doou várias espécies de mudas de plantas cultivadas no Jardim didático, onde a mesma coordena atividades de extensão.
A execução da primeira etapa de intervenção, no ambulatório, aconteceu no dia 28 de outubro de 2017, onde realizamos a limpeza dos canteiros, retiramos todo o lixo acumulado, removemos ervas daninhas e podamos as plantas que necessitavam de cuidado. Em seguida adubamos a terra e com o terreno limpo realizamos o plantio das nossas espécies que conseguimos com as doações.
Essa experiência foi o primeiro contato de alguns integrantes do grupo com a prática de plantar, o que nos motivou a continuar com a procura de atividades experimentais relacionadas ao cultivo.